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A retomada do mercado de eventos e a escassez de datas

O mercado de eventos foi um dos setores da economia que mais sofreu com os impactos da Covid-19. Segundo o levantamento realizado pelo Sebrae em abril, 98% das empresas do setor tiveram que cancelar sua agenda e buscar novas alternativas e datas para a realização de seus eventos. Inúmeros casamentos adiados, espaços de eventos fechados e sem previsão de retorno.

Nesse novo cenário, nós percebemos que seria necessário nos reinventar, buscar alternativas e reavaliar datas e principalmente: garantir que os sonhos e expectativas dos nossos clientes não fossem tão afetados. Por isso começamos uma nova fase, que queremos compartilhar com você.

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Bar para casamentos e eventos durante a pandemia

Em março deste ano, estávamos focados, a todo vapor, com diversos eventos para entregar, clientes novos e com uma boa expectativa para o restante do ano. Já que o mercado estava bem aquecido e mostrava boas perspectivas, como mostra o levantamento da plataforma global de eventos, Eventbrite em parceria com a agência Mantis Research, que em fevereiro de 2020 estimou que o mercado cresceria cerca de 80% este ano.

Porém, o que ninguém esperava aconteceu e acompanhando as notícias vimos que precisaríamos mudar nossas expectativas e nos adequar rapidamente ao novo cenário. Para isso, alteramos todos os planos e começamos a dividi-los em fases para darmos a atenção adequada para cada uma delas.

Em apenas dois dias tivemos que adiar boa parte dos eventos e remanejar toda a nossa agenda de entregas. Já que naquele momento todas as possibilidades de realizar eventos estavam congeladas, precisávamos criar um plano de ação administrativo para preservar o caixa e mantê-lo saudável durante a pandemia. Fizemos isso, remanejamos todas as nossas contas e priorizamos ações que gerassem o menor impacto possível aos nossos clientes e funcionários.

Entre uma das ações adotadas para manter a segurança da nossa equipe e continuar com o fluxo de trabalho foi adotar o home office, e principalmente, investir na comunicação com os nossos clientes por meio dos canais digitais.

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Bar para eventos e as estratégias para driblar a crise

Em meio a todas as dúvidas que surgiam, não tínhamos certeza de quando poderíamos voltar a realizar o que mais amamos e ter o tão almejado contato com o público. Então começamos a analisar a parte financeira e administrativa da empresa e mapeamos nossos custos para até final de julho e montamos um plano de ação para entender as mudanças no mercado de eventos.

Analisamos as tendências e novidades que pudessem aparecer e como poderíamos nos posicionar para conquistar espaço no “novo normal”.

Com o estudo do mercado feito, entendemos que era possível criarmos algo inovador que reduziria os custos de contratação para mini eventos, mantendo a qualidade de sempre, e como consequência novas contratações. Em virtude disso, trouxemos o Pouch Trends (drink vendido em embalagem descartável e biodegradável para ser servido em casa) como opção.

Mas o que realmente gerou resultados foi estreitar a relação com os nossos clientes. Investimos em marketing digital, fortalecemos e criamos novos canais de comunicação, como o Instagram, Facebook e o nosso próprio Blog. Nós abrimos para gerarmos uma comunicação transparente com os nossos clientes, fornecedores e funcionários.

Drinks para consumir em casa!

Com essa nova realidade, vimos que cresceu o número de lives e eventos digitais, e que fazer parte dessa mudança não era uma questão de escolha, mas uma obrigação. Agora, já que não podíamos mais oferecer o bar completo ou o atendimento presencial, adaptamos o Pouch Trends que havia sido lançado em fevereiro, e que agora poderia ser adquirido como um drink pronto para aqueles eventos menores. Tratava-se de um produto novo que oferecia aos clientes: drinks práticos, de qualidade, servidos em uma embalagem moderna, descartável e fácil de usar.

Em abril fizemos uma campanha de lançamento para que as pessoas pudessem conhecer o novo produto, investimos em marketing digital e exploramos ao máximo as alternativas para oferecer soluções inovadoras aos nossos clientes.

Foi nesse contexto que nós criamos o Combo Trends Pouch, kit feito para que os clientes possam, ao invés de comprar as unidades avulsas de Pouch Trends, receber em casa um combo com 50 drinks, divididos em dois sabores. Assim, mesmo durante o afastamento social, qualquer pessoa poderia aproveitar excelentes drinks com praticidade e por um preço menor.

Para divulgarmos a novidade, além da campanha nas redes sociais, nós enviamos um Kit com 4 drinks para alguns de nossos clientes que poderiam querer o novo produto. O resultado acabou sendo melhor do que esperávamos, pois além de termos recebidos vários elogios, eles compartilharam a novidade em suas redes sociais, o que aumentou a procura pelo produto e gerou novas vendas. Experiência que abriu nossos olhos para um novo mercado: o varejo.

Hoje, os drinks já são um sucesso e a procura continua crescendo, uma vez que além de serem uma ótima opção para este momento, eles mantêm o nível de qualidade das bebidas oferecidas em nossos eventos há mais de oito anos.

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Retorno ao mercado de eventos

Em junho, após o início da flexibilização das medidas de afastamento social, pudemos aos poucos, retomar as atividades no escritório e a agenda de degustações, sempre seguindo todas as normas de higienização e segurança.

Todo o esforço deste ano nos fez crescer como empresa e equipe. Certamente sairemos mais fortes e preparados para o período pós quarentena. Quanto aos eventos que foram adiados, todos já seguem uma nova programação e aguardam as decisões do Governo do Estado de São Paulo para consolidarmos o novo calendário.

Daqui a pouco tudo isso acaba, o isolamento social termina e os eventos voltam a acontecer. Enquanto isso, siga nossas redes sociais, acompanhe as nossas novidades, compartilhem e interajam conosco, queremos ouvir você!

Por fim, não deixe de acompanhar a série de conteúdos que criamos com dicas de drinks, receitas para fazer em casa, bares temáticos e muito mais.

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